top of page
CAPA PG VENDAS (9).png

Se você é apaixonado por carros, assim como eu..

 

Se cadastre para receber dicas e conteúdos exclusivos

Fique Tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco.

Fusível automotivo PERIGOSO!

Atualizado: 29 de dez. de 2020


MUITO CUIDADO!

O fusível automotivo é um componente extremamente importante, sua função é evitar um possível dano ao sistema elétrico do veículo em um determinado circuito.

Com um filamento pré dimensionado o fusível automotivo suporta apenas a corrente para o qual ele foi projetado.

No caso de uma sobrecarga no circuito, ao invés de os fios superaquecerem-se, o fusível automotivo identifica esse aumento na carga e rompe o filamento interno do fusível automotivo cancelando assim o tráfego de energia naquele determinado circuito. Esse processo proporciona maior confiabilidade e segurança para o veículo, além de ser obrigatório por lei existir um fusível para cada componente elétrico do carro.

Ao longo dos meus 15 anos como eletricista automotivo e 4 anos como professor de auto elétrica, já vi muitas situações inusitadas acerca deste pequeno componente, porém desta vez resolvi compartilhar um fato particularmente curioso. Dias atrás estava eu acerca deu um problema intermitente em um veículo Paraty 97, o defeito apresentado era a falha no funcionamento do limpador de para-brisa e o pisca pisca do carro. Após revisar toda a fiação mas de uma vez e testar os fusíveis três vezes resolvi ir mais a fundo acerca do fusível específico desses componentes, já que no primeiro teste não apresentava defeito.

Ao retirá-lo da caixa de fusíveis percebi que o mesmo estava queimado, em alguma manutenção anterior foi consertado de forma esdrúxula. O fusível apresentava um arame enrolado nas duas extremidades de contato proporcionando assim o tráfego de energia, porém, este arame estava solto gerando assim uma situação em que a energia não possuía contato satisfatório, por esse motivo o limpador de para-brisa e o pisca pisca paravam de funcionar conforme a movimentação do veículo.

O concerto foi relativamente fácil, apenas substitui o fusível automotivo por outro novo, a questão toda foi encontrar onde estava o defeito, cerca de duas horas de trabalho em vão.

Este é um belo exemplo de que o mínimo de conhecimento teórico é necessário para efetuar qualquer reparo em um veículo. Esta situação gerou um retrabalho mas esse não foi o maior problema, pois estou aqui para trabalhar, mas, o real risco está no fato deste fusível não queimar no momento de uma sobrecarga, caso isso acontecesse o que iria queimar seria a fiação do limpador ou do pisca ou até o chicote elétrico todo do veículo podendo ocasionar inclusive uma tragédia.

Portanto este componente aparentemente inofensivo deve ganhar atenção especial para que ele efetue corretamente a sua função.

Até a próxima,

Fabio Luiz Fiorese

E se você quer ser um profissional de elétrica automotiva, eu criei um método que ensina do básico ao avançado, sem enrolação, de um jeito simples e online, com práticas em bancada e automóveis, tudo o que você precisa saber para ser um eletricista de sucesso!


Clique no link abaixo para conhecer o treinamento completo



Comments


Conheça meus treinamentos

Mais de 2.600 alunos formados em todo o Brasil, incluindo outros países

+.png
CRIATIVOS MA (2).png
Imagem Produto Hotmart.png
bottom of page